CIM das Terras de Trás-os-Montes reclama financiamento para transportes públicos

Os autarcas da CIM das Terras de Trás-os-Montes querem ver aplicada nos territórios de baixa densidade um modelo de financiamento de transportes públicos adaptado à realidade destas áreas. 

CIM das Terras de Trás-os-Montes reclama financiamento para transportes públicos 
Tendo em conta que está em discussão o financiamento dos sistemas de transporte urbano de passageiros, a CIM das Terras de Trás-os-Montes quer que os transportes públicos na sua área de influência sejam também financiados pelo Governo.

Atualmente, são os municípios desta comunidade que assumem o financiamento dos transportes públicos de passageiros nas áreas urbanas e rurais, sendo que as autarquias estão a suportar, exclusivamente, a existência deste serviço público.

Os responsáveis entendem que deve ser implementado um modelo que tenha em conta as especificidades do território, contribuindo para melhorar as condições de mobilidade, aumentando a utilização dos transportes públicos e respondendo também às preocupações ambientais, nomeadamente no que diz respeito ao cumprimento das metas de descarbonização.

A CIM das Terras de Trás-os-Montes pretende ver estas reivindicações atendidas pelo Governo e vai fazê-las chegar ao Ministério do Ambiente. A ideia passa por encontrar uma solução que corresponda às necessidades do território, estudando a melhor forma de servir as populações.

Sónia Lavrador

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN