Escritor de Moncorvo que escreveu em espanhol motiva colóquio internacional em Coimbra

Um colóquio sobre Francisco Botelho de Morais e Vasconcelos, um escritor natural de Torre de Moncorvo, que viveu entre finais do século XVII e meados do Século XVIII  e  produziu toda a sua obra literária em castelhano, vai ser realizado na Universidade de Coimbra sobre a coordenação do historiador Carlos d’Abreu.

By Joseolgon [CC BY-SA 4.0  (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], from Wikimedia Commons
O colóquio anda a ser preparado há 2 anos, mas só agora encontrou a Universidade de Coimbra como o local onde será realizado já nos próximos dias 27 e 28 de Setembro.

Francisco Botelho de Morais e Vasconcelos (1670-1747), foi um poeta português que escreveu na Língua Castelhana, tendo convivido e ombreado com notáveis intelectuais espanhóis do seu tempo.

O poeta de Torre de Moncorvo conheceu a fama em vida, foi alçado à condição de Académico Honorário da Real Academia Española, legou-nos uma profícua e inovadora obra poética e literária e fundou na sua terra natal uma academia literária, da qual aqui procuraremos dar notícia incluindo a apresentação de um manuscrito inédito de autoria de alguns dos seus membros.

Não obstante, é um autor insuficientemente conhecido no âmbito dos Estudos Ibéricos.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN