Bragança torna-se referência nacional na vertente de investimento e negócios

O Município de Bragança regista entrada direta no Top 25 da Dimensão Negócios, no Ranking Bloom Consulting Country Brand Ranking© 2018. Este estudo avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

Bragança torna-se referência nacional na vertente de investimento e negócios
A entrada de Bragança no TOP 25 da Dimensão de Negócios veio reforçar um dado já bem conhecido pelos portugueses: o Norte de Portugal apresenta o maior número de marcas fortes nas áreas de investimentos e exportações contando com 9 municípios no TOP 25.

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Bragança regista, assim, uma subida de posição de quatro lugares no ranking do TOP 25 da Dimensão Negócios, assegurando o 24º lugar, o que mostra o empenho e o impacto das estratégias dos municípios portugueses na captação de novos negócios, fomento de exportações e atração de investidores nos seus territórios.

Na 5ª edição Bloom Consulting Portugugal City Brand Ranking, o Município de Bragança consolida o 9.º lugar no ranking regional, mantendo-se no Top 10 da Região Norte, destacando-se entre os 86 municípios da região Norte.

Estes dados vêm comprovar a tendência de crescimento e afirmação que Bragança tem vindo a registar. Os últimos números publicados pelo INE (em dezembro de 2017) relativos ao desempenho no ano de 2016 indicam uma evolução significativa no que diz respeito ao turismo, à economia local e à promoção territorial de Bragança, com taxas de crescimento acima da média nacional e da região Norte. O valor das exportações de bens das empresas do concelho de Bragança registou, comparativamente com o ano anterior, um crescimento acentuado de 6,29%, ou seja, de 35.51 milhões de euros, superior à evolução das exportações portuguesas de bens (que nesse ano cresceram 0.39%) e da região norte (com crescimento de 5,81%).

Em 2016, o valor das exportações no concelho de Bragança foi de 599,96 milhões de euros, enquanto que no ano de 2015 foi de 564,45 milhões de euros, em 2014 de 350,88 milhões de euros e em 2013 de 271,87 milhões de euros. Em 2016, o aumento foi de 2,93%, sendo o 16.º concelho mais exportador da região Norte, reforçando a sua atratividade e liderança regional ao nível das atividades económicas exportadoras.

“A presença de Bragança numa das categorias principais do ranking Bloom Consulting Country Brand Ranking© é, para nós, um motivo de orgulho, porque reforça a atratividade por parte de investidores no nosso município. As novas indústrias que se instalaram no concelho e as empresas locais que apostam na tradição e na inovação são responsáveis por este crescimento. Acreditamos que o trabalho de equipa tem sido fundamental para este bom desempenho e estamos convictos que a tendência crescente se vai manter”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.

Sobre o Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©
O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.


Metodologia – Como foi calculado este Ranking?
A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking©, no seu algoritmo proprietário. Foram consideradas variáveis relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) na formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceção sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista. O algoritmo é composto por três variáveis-chave utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia as variáveis económica turística e social, representadas por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand - D2© e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.


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