24000 km, 49 países, milhões de pessoas, inúmeros atletas e a maior corrida de estafeta do continente europeu que com uma Tocha em Chamas, transforma em realidade o sonho do fundador deste evento : “Paz não é a ausência de guerra; Paz é a presença de harmonia, alegria e unicidade. A paz revela a absoluta excelência da vida humana! “ A Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run percorre os 5 continentes começando este ano a sua rota europeia na cidade do Porto, dia 24 de Fevereiro a qual termina dia 8 de outubro em Roma.
PUB
Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços
Com a bênção do Reverendíssimo Bispo D. António Francisco dos Santos, continua o seu trajecto por Matosinhos, Paços de Ferreira, Guimarães, Felgueiras, Peso da Régua, Viseu, Vila Nova de Foz Côa, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e terminando dia 1 de março em Bragança, depois de percorrer em território nacional aproximadamente 400 km e envolvendo mais de 5000 crianças portuguesas.
Desde a corrida inaugural em 1987 a Peace Run, visitou cerca de 150 países, milhões de pessoas já participaram nesta corrida e as equipas internacionais correram aproximadamente 500.000Km, o que equivale a mais de 14 voltas à volta da circunferência da Terra.
O apoio tem chegado de muitas figuras mundiais, incluindo o Presidente Nelson Mandela, o Presidente Mikhail Gorbachev, o Papa João Paulo II, Papa Franciso, o Arcebispo Desmond Tutu e Madre Teresa de Calcutá.
Carl Lewis, nove vezes medalhista de ouro olímpico, e porta-voz internacional da corrida refere: "Ao transportar a tocha, milhões de cidadãos estão a dar um passo pela harmonia e a unificar as fronteiras culturais e sociais que separam as nações”.
Em Portugal a Tocha também foi já recebida por várias individualidades destacando-se: A Embaixadora Ana Martinho da UNESCO Portugal; os atletas: Dulce Félix, Rosa Mota, Aurora Cunha, Nuno Delgado, Francis Obikwelu, Ana Cabecinho, Joaquina Flores, Jorge Pina, Neno, Manuela Machado, entre outros e ainda: o alpinista João Garcia; o modelo Ricardo Guedes, o cantor André Sardet e a Jornalista Ana Felgueiras.
[post_ad]
O fundador Sri Chinmoy, atleta, filósofo, artista e poeta, dedicou a sua vida à promoção dos ideais de harmonia e união mundiais e é reconhecido internacionalmente por inúmeras iniciativas que aliaram pessoas de muitas culturas a trabalhar para um mundo mais gratificante. Respondendo ao convite do Secretário-Geral das Nações Unidas, U Thant em 1970, Sri Chinmoy colaborou com esta entidade, na sua sede em Nova York até 2007.
Composição da equipa que acompanha a tocha:
Trata-se de uma equipa internacional, onde atletas voluntários, representam 11 países, nomeadamente, Áustria, Sérvia, Reino Unido, Roménia, Letávia, Finlândia, México, França, Bósnia, Croácia, Polónia Dipavajan Renner (AUT), Puruvaj Dragan Nikolic (SRB), Rasmivan Mark Collinson (UK), Satyagraha Vladimir Salnicov (ROM), Gints Peleckis (Latvia), Andreas Riska (FIN), Amur Basic (BOS), Sukham Patricio Rodrigues (FR), Gordana Petrovic (CRO), Devarupi Iwona Buczkowska (POL), Uhaina Maya (MEX).