Uma ópera para o Douro é um projecto inspirado na obra de Miguel Torga

"Mátria - uma ópera para o Douro" é um projecto que vai ser realizado em Vila Real e em Favaios, concelho de Alijó, e envolverá mais de 200 pessoas.

Miguel Torga
"Mátria - uma ópera para o Douro" já foi apresentado em Vila Real, como um "projeto cultural inédito" que está a ser executado pela produtora Mercearia das Ideias e promovido pela Universidade de Trás-os- Segundo a organização, trata-se da estreia de uma ópera em Portugal composta por um compositor português e baseada na obra de um escritor também nacional.

Em maio terão início os concertos de apresentação de Mátria, ópera baseada na obra de Miguel Torga com libreto de Eduarda Freitas e música do compositor Fernando Lapa.

Concertos corais estão marcados para Vila Real, sabrosa e 16 de junho em Favaios. O Dia Internacional da Música, 1 de Outubro, trará, mais uma vez, surpresas ao campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Nestes dois concertos vão ser apresentadas músicas tradicionais do Douro e Trás-os-Montes mas com uma "roupagem contemporânea", afirmou Eduarda Freitas, a mentora do projecto, citada pela Agência Lusa.

Nestes dois principais concertos duas centenas de pessoas invadirão as ruas destas duas localidades durienses para mostrar a música em todo o seu esplendor. O projecto integra sete coros de Vila Real e um grupo de Favaios, concelho de Alijó.

Previstos estão ainda mais três concertos com carácter mais intimista, o primeiro dos quais a realizar no dia 9 de maio, em S. Martinho de Anta, terra onde nasceu Miguel Torga.

Este primeiro programa de concertos  constitui também a primeira fase do projecto que posteriormente deverá culminar com a montagem da ópera propriamente dita, a apresentar em palco com uma duração de 87 minutos, idade com que Miguel Torga faleceu.

Eduarda Freitas, citada pela Agência Lusa, “ contou que a obra começa com a história de um menino que sonhava que na barriga de um monte existia um tesouro e que se desenrola ao longo dos 12 meses do ano, passando pela época das vindimas, o Natal ou as festas populares do verão".

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN