Sede das Águas do Norte vai ficar em Vila Real

A sede das Águas do Norte, estrutura que resulta da reorganização do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento, vai ficar na cidade transmontana de Vila Real. A decisão foi tomada ontem em reunião do Conselho de Ministros.


O Conselho de Ministros aprovou a criação do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Centro Litoral de Portugal e do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo.

No sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal são agregados 4 sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento e é feita a fusão de 4 entidades gestoras, constituindo-se a sociedade Águas do Norte, S.A..


 Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, “estes três processos de reestruturação permitem assegurar maior equidade territorial e coesão social, diminuindo a disparidade tarifária resultante das especificidades dos diferentes sistemas e regiões do país, aumentar a eficiência dos sistemas de águas e águas residuais urbanas com redução dos custos associados, garantir a disponibilidade dos meios financeiros para o investimento em infraestruturas e garantir a sustentabilidade económico-financeira das entidades gestoras com rigor e transparência na fixação das tarifas”.

A sede da nova estrutura nortenha irá ficar localizada em Vila Real, uma decisão que está a ser contestada por alguns autarcas do Litoral.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN