O Auditório Municipal de Alijó encontra-se encerrado há um ano. A infra-estrutura municipal encontra-se sem qualquer serventia pública, o que levou o vereador Miguel Rodrigues, eleito pelo Movimento MAIS, a manifestar publicamente a sua preocupação pelo facto de já ter decorrido um ano desde que fecharam as portas do Auditório Municipal, encerradas em abril de 2014.
|
Auditório Municipal de Alijó |
Na última reunião do Executivo Camarário de Alijó foi debatida a situação do Teatro Auditório Municipal que se mantém encerrado devido à degradação do revestimento da cobertura do edifício que provocou danos no teto falso do Auditório.
O diagnóstico que levou ao seu encerramento foi feito pelos serviços técnicos da Autarquia e confirmado no relatório encomendado aos Laboratórios de Engenharia Civil da UTAD, datado já de setembro de 2014, devido à queda de duas iluminárias.
Entretanto e decorrido um ano desde o fecho do Auditório Municipal, ainda não começaram as obras de reparação da cobertura do edifício, o que, segundo Miguel Rodrigues, “é tempo demasiado para manter fechado um equipamento que deve assumir-se como central na política cultural municipal, até pelo investimento avultado que representou”.
Em relação ao anúncio do concurso para as obras de reparação, o vereador do MAIS lamentou “o imenso atraso com que esta solução chega”, tendo acrescentado na reunião camarária que “simultaneamente e decorrido um ano e meio deste mandato, ainda não foi obtida a renovação da licença de utilização de espetáculos que terá caducado em meados de 2013. É necessário olhar para este problema e resolvê-lo”, disse.
O Teatro Auditório Municipal de Alijó foi inaugurado em 2003, num investimento de 2,5 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários.