Município de Miranda do Douro assinala Dia Internacional da Língua Materna com textos de autores mirandeses difundidos pelas rede sociais

Amanhã, dia 21 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna, data escolhida em 1999, na Conferência Geral da UNESCO, para promover a variedade cultural e linguística.

"Reconhecendo que a Língua Mirandesa é o mais alto valor cultural da Terra de Miranda e língua materna da maior parte dos mirandeses, o Município de Miranda do Douro assinala a data, publicando nas redes sociais excertos de alguns dos textos mais reconhecidos de autores mirandeses.

A cada ano que passa, o número de línguas faladas no mundo reduz-se significativamente, consequência da redução dos seus falantes ou mesmo do desaparecimento de populações inteiras, causadas pelas guerras ou falta de condições para sobreviver.


Além disso, impor uma língua única e 'exclusiva', conjugado com a pressão cultural dos meios de comunicação globalizados são também fatores que ajudam a extinguir as línguas regionais", lê-se no sitio oficial do município na internet.

O primeiro texto escrito em língua mirandesa é datado de 1884 sendo da autoria do filólogo José Leite de Vasconcelos.l

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN