Mil diabos vão andar à solta em Vinhais

Amanhã, dia 21 de fevereiro, sábado, mais de mil diabos vão andar à solta na vila de Vinhais no ritual de Revelação do Rosto da Morte, uma tradição cultural local com grande antiguidade. A câmara municipal já fechou as inscrições para a obtenção de um fato adequado à prática desta tradição, mas mesmo assim qualquer pessoa poderá participar e aventurar-se numa verdadeira festa dos diabos.

É a partir da quarta-feira de cinzas, que os diabos saem à rua em Vinhais, concelho de Bragança, em busca de almas pecadoras. De quarta-feira a sábado o Centro Histórico desta vila nordestina enche-se de mascarados com fatos de flanela de cor vermelha, num espectáculo de cor único no nosso país. Mas o apogeu do espectáculo é atingido amanhã, sábado, onde deverão participar mais de mil garridos diabos.

A Quaresma assinala um período de respeito e penitência, trazidos à lembrança dos habitantes de Vinhais pela encenação das tenebrosas figuras da Morte o do Diabo que, na Quarta-feira de Cinzas, percorrem as ruas da vila sequiosas de almas pecadoras.


Os diabos perseguem e capturam os humanos que, desafiando o poder sobrenatural daqueles, se atrevem a sair à rua, purificando-os com acutilantes cinturadas e apresentando-os perante a Morte que, empunhando uma gadanha de forma ameaçadora, os obriga, de joelhos, a recitar umas estranhas ladainhas semi-pagãs, impondo temor e lembrando que pode chegar a qualquer altura ceifando-lhes a vida a seu bel-prazer.

Trata-se de um costume secular e único em Portugal, cujas origens permanecem desconhecidas havendo, no entanto, diferentes interpretações que a situam nas celebrações dos Lupercais romanos, nas procissões da Quarta-feira de Cinzas, na Idade Média, ou mesmo por influência dos franciscanos do Convento de São Francisco de Vinhais, durante os séc. XVIII e XIX.


Perfeitamente enraizada nas tradições vinhaenses, em cada ano revivida com toda a genuinidade de outrora e preservada com todo o carinho e respeito pela identidade cultural deste povo serrano, a Quarta-feira de Cinzas vem provar que Vinhais é mesmo 'uma terra dos Diabos'", pode ler-se numa página da Feira do Fumeiro em que se explica esta secular tradição.

O ponto alto é uma procissão de diabos que se realizará amanhã pelas ruas da vila, onde predominarão as maldades, os assaltos a casas, a captura de raparigas e a escalada a varandas. Tudo finalizará com um espectáculo de pirotecnia, onde será revelado o rosto da Morte, porque “quem para o rosto da morte olhar por mais um ano a irá afastar”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN