Caminhos do Cinema Português abre inscrições para a XXVII edição

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css="" custom-css-class="" custom-id=""]

[better-ads type="banner" banner="9531" campaign="none" count="2" columns="1" orderby="rand" order="ASC" align="center" show-caption="1" lazy-load=""]

[/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text]"Caminhos do Cinema Português" é um festival que ao longo da sua história se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais. Na edição transata, realizada em contexto pandémico, o projeto optou por enfrentar de frente todas as adversidades, abrindo as salas de cinema, durante quase dois meses, a um programa cinematográfico vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do Cinema Português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial.

Este ano, "Os Caminhos do Cinema Português" querem "continuar a promover a cultura da sala, como o local certo para o usufruto cinematográfico, mas não podemos ignorar o enorme impacto que o online teve na edição transata. Promovendo digitalmente somente ações complementares e de formação de públicos, tivemos mais de 25 000 pessoas interessadas nestes Caminhos do Cinema Português. É assim que anunciamos que procuramos a ferramenta certa para complementar e jamais substituir, a experiência da projeção cinematográfica".

O projeto apresenta uma curadoria que responde à importância de mostrar “cinema português para todos”. "É assim que queremos regressar de 5 a 20 de Novembro, com a XXVII edição, insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico", afirma fonte da organização.

O reconhecimento do património cinematográfico português implica sempre enaltecer o motor cultural promovido pelos cineclubes. Se foram, como recordou Henrique Espírito Santo, “o grande movimento cultural de massas antes do 25 de Abril”, tal concretizou-se na forma do Novo Cinema e na génese plural de muitos festivais de cinema nacionais. Torna-se assim, igualmente relevante e comemorativo, que os Caminhos, formados pelo cineclubismo, anunciem a abertura de inscrições no espírito do Dia do Cineclube.

"Nesta XXVII edição, continuamos a procurar a participação de todos os criadores com obras de produção ou coprodução portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior", lê-se na nota de imprensa endereçada à comunicação social.

Segundo esta mesma fonte, a estrutura do festival recebe todos os trabalhos nacionais na “Seleção Caminhos”, com um foco especial, nacional e internacional, para o cinema de escola na “Seleção Ensaios”. As obras de génese ensaística e experimental que contribuam para a evolução da linguagem do cinema têm o seu lugar em “Outros Olhares”. Em três secções competitivas "reafirmamos o nosso compromisso com a promoção do Cinema Português", salientam.

As “Mostras Paralelas” são outros caminhos possíveis de percorrer ao longo do festival, constituindo-se com Filmes do Mundo e, em especial, da Lusofonia, sessões especiais para crianças e seniores, mas também o fantástico e explícito a ser exibido no “Turno da Noite”.

As inscrições estão abertas até 15 de Setembro, com inscrições gratuitas [icon name="external-link-alt" style="solid" class="" unprefixed_class=""] até 31 de Maio para obras nacionais. Saiba mais aqui [icon name="external-link-alt" style="solid" class="" unprefixed_class=""]. Consulte o regulamento [icon name="external-link-alt" style="solid" class="" unprefixed_class=""].[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN