«Contos e Lendas Transmontanos» vão ser distribuídos às crianças

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css=".vc_custom_1608027256222{margin-bottom: 40px !important;}" custom-css-class="" custom-id=""][better-ads type="banner" banner="3816" campaign="none" count="2" columns="1" orderby="rand" order="ASC" align="center" show-caption="1" lazy-load=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1608027330100{margin-left: 26px !important;}"]Os “Contos e Lendas Transmontanos” recolhidos em Bragança e Vinhais vão ser distribuídos às crianças dos dois concelhos que participaram na iniciativa para resgatar e registar memórias da tradição oral.


A edição, em dois volumes, de "Contos e Lendas Transmontanos" será o culminar de um projeto iniciado em 2017 e que consistiu na recolha exaustiva de contos e lendas dos concelhos de Bragança e Vinhais.


Alex Rodrigues apresentou candidatura à primeira edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP 2017), sendo este um dos projetos vencedores na área da cultura, implementado pela Direção Regional de Cultura do Norte.


A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizou a primeira parte do projeto, a qual resultou no resgate e catalogação de 99 narrações da tradição oral e suas variantes dos concelhos de Bragança e Vinhais.


Este trabalho foi desenvolvido, no âmbito de um protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte, tendo sido implementado nas comunidades escolares dos dois municípios com a colaboração da Academia Ibérica da Máscara, entidade igualmente parceira do projeto.


Os concelhos de Bragança e Vinhais, selecionados para o projeto, são considerados entre os mais ricos do país em património cultural imaterial vivo, assinalando-se a existência de um grande número de narradores ativos, o que permitiu, igualmente, incorporar no projeto 39 vídeos com os “contadores de histórias” a transmitirem de viva voz os seus contos e lendas, tal como os ouviram aos antepassados.


A Academia Ibérica da Máscara selecionou um conto ou lenda por freguesia para a edição dos dois volumes de “Contos e Lendas Transmontanos”. As crianças do 1º e 2º ciclos do ensino básico das escolas de Bragança e Vinhais interpretaram graficamente os contos escolhidos, trabalhos que serviram de mote às ilustrações que integram as publicações.


Prefaciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a edição foi coordenada pela LeYa.
A distribuição ocorrerá esta semana:



  • 15 de Dezembro 2020 - 10h30 - Escola Básica de Vinhais (AE D. Afonso III)

  • 16 de Dezembro 2020 - 10h30 - CE St. Maria (AE Miguel Torga)

  •  16 de Dezembro 2020 - 14h30 - Escola EB1, 2 e 3 Augusto Moreno (AE Abade Baçal)

  • 16 de Dezembro 2020 - 16h30 - CE da Sé (AE Emídio Garcia)


[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN