[better-ads type="banner" banner="3816" campaign="none" count="2" columns="1" orderby="rand" order="ASC" align="center" show-caption="1" lazy-load=""]
[/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1603923078438{margin-left: 26px !important;}"]A peça da Companhia João Garcia Miguel “Ode Marítima”, inspirada no poema de Álvaro de Campos, tem estreia online [icon name="youtube-play" class="" unprefixed_class=""] marcada para a próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, às 21h30. Interpretado pelo também encenador do espetáculo João Garcia Miguel, o monólogo, que chega agora a casa de todos os portugueses, conta ainda com a criação e interpretação musical ao vivo do grupo de acordeonistas portugueses Danças Ocultas.
Ao apresentar uma multiplicidade de perspetivas sobre a sociedade, aspeto que caracteriza a escrita de Fernando Pessoa, o espetáculo faz um retorno à infância do próprio poeta, com o intuito de debater temas como a confusão da cidade, a solidão e a fantasia. A interpretação, que recorre à ironia do início ao fim e se afasta de uma leitura naturalista do poema, compõe-se ainda com o som, luz cénica e figurinos do ator e músicos, que remetem o espectador para as principais temáticas da peça.
“Depois da boa aceitação que “Ode Marítima” teve nas sessões de estreia do Teatro Aveirense, no mês passado, sentimos que, face à situação vivida atualmente, este era o momento ideal para a levarmos até o máximo de pessoas possíveis, sem que estas tenham de sair de casa. Desta forma, todos os amantes de teatro poderão agora ter um momento de comunhão com a arte, ao contactarem ainda com um dos textos incontornáveis da literatura portuguesa”, refere João Garcia Miguel, encenador do espetáculo e diretor da Companhia.
A apresentação online de “Ode Marítima” vem ainda integrar o projeto “Festa dos Anos de Álvaro de Campos”, que reúne criações artísticas de todo o mundo em homenagem ao heterónimo de Fernando Pessoa. Após a estreia no Youtube, a peça ficará disponível no canal da Companhia João Garcia Miguel, que conta já com 41 outros espetáculos completos [icon name="youtube-play" class="" unprefixed_class=""].
Sobre a Companhia João Garcia Miguel
A Companhia João Garcia Miguel, fundada em 2002, é uma companhia de criação artística contemporânea que pesquisa o desenvolvimento artístico e criativo em artes performativas, exploradas no teatro, e cujo diretor artístico é o encenador com décadas de carreira João Garcia Miguel. Tem como eixo principal da sua atividade artística a ligação entre a Liberdade e o Teatro, tendo como objetivo central provocar uma mudança e diferença social no mundo atual. A companhia conta com inúmeras criações distinguidas e premiadas, tais como a peça Yerma, em 2014, premiada com o Prémio SPA para o Melhor Espetáculo de Teatro e, em 2008, João Garcia Miguel recebeu também o Prémio FAD Sebastià Gasch, em Espanha.