COVID-19 e doenças cardiovasculares: esclarecer e informar é o objetivo de série de cinco vídeos

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css=".vc_custom_1595459440923{margin-bottom: 100px !important;}" custom-css-class="" custom-id=""][better-ads type="banner" banner="3816" campaign="none" count="2" columns="1" orderby="rand" order="ASC" align="center" show-caption="1" lazy-load=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1595459425721{margin-left: 25px !important;}"]A COVID-19 trouxe consigo muitas preocupações, principalmente àqueles que já sofriam de outras patologias, como é o caso dos doentes cardiovasculares. Esta preocupação foi estendida não só aos seus familiares, mas também aos profissionais de saúde que os tratam e há dúvidas que permanecem. Por isso mesmo, um grupo de especialistas liderado por Irene Marques, médica especialista em Medicina Interna e coordenadora da Clínica multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca (GEstIC) do Centro Hospitalar Universitário do Porto, com o apoio da AstraZeneca, lançam uma série de cinco vídeos com o objetivo de esclarecer e informar os doentes com patologias cardiovasculares, que representam um dos grupos com “maior risco de complicações graves e morte se contraírem COVID-19”, recorda a especialista.


Em período de emergência ou calamidade nacional, com maior distanciamento social e dos médicos, estes doentes têm maior probabilidade de descompensação da sua doença, com risco de internamento hospitalar e morte.” Segundo Irene Marques “neste período, tem-se verificado um menor número de doentes com Enfarte Agudo do Miocárdio e AVC nas urgências hospitalares, o que é muito preocupante, porque estas doenças continuam a acontecer mas não são tratadas devidamente”. Uma das causas pode estar relacionada com o medo destas pessoas em procurar os serviços de saúde. “Muitos doentes ficam em casa por receio de irem ao hospital e serem infetados pelo coronavírus”. Importa, por isso, transmitir que “os centros de saúde e hospitais estão preparados para os tratar em segurança”.


Esta série de vídeos será uma forma de ajudar a desmistificar alguns destes receios e dúvidas e contará com a participação de uma psiquiatra, para falar sobre saúde emocional; um enfermeiro hospitalar, que irá abordar temas como a alimentação saudável e os autocuidados; uma fisiatra, que irá explicar a importância destes doentes se manterem ativos; e ainda uma assistente social, que irá mencionar os apoios sociais disponíveis, nesta fase de pandemia. Todos os vídeos poderão ser vistos no canal de Youtube da AstraZeneca e no site Diabetes 365.


Episódio 1 [icon name="youtube" class="" unprefixed_class=""]: Preocupações do doente cardiovascular em tempo de pandemia.
Episódio 2 [icon name="youtube" class="" unprefixed_class=""]: Saúde emocional
Episódio 3 [icon name="youtube" class="" unprefixed_class=""]: Alimentação saudável e autocuidados
Episódio 4 [icon name="youtube" class="" unprefixed_class=""]: Atividade física
Episódio 5 [icon name="youtube" class="" unprefixed_class=""]: Apoio social[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN