Lançado livro sobre correspondência de Miguel Torga

Miguel Torga morreu há 25 anos. Para assinalar o quarto de século sobre a morte do maior escritor transmontano do séc. XX foi lançado o livro “Cartas para Miguel Torga” no Espaço Miguel Torga, São Martinho de Anta, Sabrosa.

O livro tem a organização e prefácio de Carlos Mendes de Sousa, sendo aí compiladas algumas cartas datadas entre 1930 e 1940 da correspondência do escritor com personalidades como Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa, Agustina Bessa-Luís, Natália Correia, Óscar Lopes, Gonzalo Torrente Ballester, Ribeiro Couto ou Jack Lang, antigo ministro francês da Cultura.

O lançamento do livro contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que considerou a obra como “um livro testemunhal” que ajuda a desvendar um pouco mais a personalidade e o “universo pessoal” de Miguel Torga.

Pode dizer-se que o volume de cartas para Miguel Torga, que acaba de ser publicado, é também ele um livro testemunhal. Convites, agradecimentos, admirações, traduções, camaradagens, um ou outro afrontamento, quezílias literárias e a questão sempre muito presente da imagem que o autor projetava enquanto escritor e enquanto figura política 'difícil', como se dizia e se diz ainda”, afirmou o Presidente, citado pela Agência Lusa.

Carlos Mendes de Sousa, responsável pela edição deste livro, coordena um projeto literário que tem como objetivo potenciar a pesquisa sobre a importância das cartas nas literaturas de língua portuguesa.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN