Festa da Cereja de Alfândega da Fé vendeu cerca de 17 toneladas de cereja

Em 4 dias de certame venderam-se cerca de 17 toneladas de cereja aos milhares de visitantes que passaram pela Festa da Cereja de Alfândega da Fé. Para o Município, o evento superou as expectativas que, para este ano, já eram bastante altas. "A Festa da Cereja de Alfândega da Fé foi novamente um sucesso e continua a destacar-se como uma das grandes montras da região", refere o município.

Festa da Cereja de Alfândega da Fé vendeu cerca de 17 toneladas de cereja
A cereja foi a rainha, sendo este um ano de excepcional qualidade na produção e na quantidade. Os 7 produtores de cereja presentes no certame venderam, no total, cerca de 17 toneladas deste fruto a que ninguém ficou indiferente.

Mas houve também espaço para cerca de 100 expositores de outros produtos locais e regionais, como os enchidos, o vinho, o mel, o queijo, a amêndoa, o azeite, os doces típicos e tantos outros produzidos em Alfândega da Fé e na região.

O projeto gastronómico Alfândega da Fé à Mesa com pratos típicos será uma aposta da autarquia para os próximos anos, melhorando e dinamizando a restauração local. Os alojamentos turísticos também estiveram presentes, pois esta feira pretende incentivar o turismo como um dos factores de desenvolvimento do concelho. A autarquia diz que vai continuar a incentivar o aumento dos alojamentos turísticos, que já são insuficientes para as potencialidades turísticas de Alfândega e para o aumento de visitantes que tem ocorrido. É que por estes dias, os alojamentos turísticos do concelho estiveram lotados.

Também os concertos e as animações musicais foram um dos atrativos deste certame. Mais uma vez o palco principal recebeu grandes nomes da música nacional. Cláudia Martins e Minhotos Marotos, Per7ume, DAMA e Cuca Roseta foram aplaudidos por milhares de pessoas.

As associações locais, que têm vindo a ser apoiadas pelo município, mostraram o seu dinamismo na organização do encontro de bombos, na demonstração de artes marciais, entre outras. Os grupos de cantares de Alfândega da Fé e Sambade também marcaram presença.

O projecto “Alfândega da Fé Running Place” da ARA (Associação Recreativa Alfandeguense) atraiu centenas de praticantes e tem vindo a crescer e a consolidar-se, trazendo novamente o atletismo para a Festa da Cereja como era tradição.

O Encontro de Pastores é um evento para continuar e alargar. Este ano os animais foram embelezados pelos “enfeites” realizados pelo grupo de amigas do CIT (Centro de Interpretação do território) de Sambade. Com mais de 30 anos de história, a Festa da Cereja de Alfândega da Fé continua a ser um sucesso e um factor de atracção do concelho e do território.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN