PS Alijó inconformado com último lugar do Município no Rating Municipal Português |
A nível global, o Município de Alijó ocupa a 306.ª posição, sendo considerado o 3.º pior município do país. Estes resultados levaram o PS de Alijó a manifestar o seu “inconformismo perante estes dados agora revelados e que considera avassaladores e de enorme gravidade. No essencial, esta classificação vem confirmar a posição ainda recentemente tomada pelos eleitos do PS sobre o estado das contas municipais, com o crescimento descontrolado da despesa corrente, sobretudo com novos empregos de conveniência, e um grau muito fraco de investimento”, salientam os socialistas em nota de imprensa, afirmando ainda não perceberem “como o pior município do país na sustentabilidade financeira, está a aumentar os empregos camarários em um milhão de euros”.
Os socialistas alijoenses criticam ainda o actual edil, eleito pelo PSD/CDS-PP a quem acusam de sacudir responsabilidades sobre o atual estado do município.
“Governado há quase 6 anos pelo PSD (desde 2017 em coligação com o CDS), empurrando a responsabilidade para o Governo, socorrendo-se do argumento da interioridade. Mas não pode desculpar-se com a interioridade. Senão, como explicar os casos de outros concelhos da Região, até vizinhos de Alijó, que aparecem entre os melhores classificados? “, perguntam os socialistas.
E insistem, lembrando que “o Presidente da Câmara também já veio publicamente desculpar-se com uma operação financeira ocorrida em 2017. Mas este Rating compara os dados dos anos de 2016 e 2018 e são igualmente maus. O Presidente da Câmara vem falar da dívida do Município mas, uma vez mais, como explicar os casos de outros concelhos da Região, que inclusivamente se submeteram a programas de reequilíbrio financeiro, como Alijó, e que aparecem muito melhor classificados?”, interrogam.
No entender do PS de Alijó “por mais desculpas que se queiram dar, estes tristes dados apresentados no RMP são a comprovação do falhanço da atuação deste executivo camarário PSD-CDS e do executivo PSD que o antecedeu”.