Projecto pretende tornar Chaves num exemplo Europeu de empreendedorismo jovem |
Segundo o presidente a Inspira!, Renato Teixeira Gil, “acima de tudo, o projecto visa estimular os jovens locais a agir e a criar as suas próprias ideias e projectos em Chaves, explorando a premissa de ‘porquê sair, quando podemos ficar e tornar isto naquilo que queríamos que fosse?’, e reforçado, assim, a posição dos jovens flavienses como veículos de mudança para a situação da comunidade”.
De 7 a 16 de Maio, a Inspira! e os seus participantes, vão organizar workshops, formações, debates, simulações, intervenções de rua e peddy-papers pelas atracções da cidade, envolvendo também a população jovem local nas mesmas.
O intercâmbio culminará numa sessão de apresentação aberta à população das ideias e projectos construídos pelos grupos de jovens para a nossa cidade, na qual estarão presentes as escolas, decisores políticos e empreendedores locais, e onde, além da mostra de resultados, se vão estimular debates entre os vários actores da nossa sociedade local e os jovens internacionais.
Este projecto é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, sob as directrizes da Comissão Europeia e contará com jovens de Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Turquia e Bulgária.
Esta é a segunda das várias actividades de intercâmbio Erasmus+ planeadas pela Inspira! para a cidade de Chaves, que, ainda em Novembro passado, recebeu um grupo de jovens, daquela feita para combater a discriminação de minorias na nossa região e sensibilizar para as questões das migrações forçadas. Já em Agosto, a associação vai-se lançar de novo às questões ambientais, e um grupo de jovens internacionais chegará para realizar acções de educação e intervenção ambiental.
Segundo Renato Gil, “o objectivo do nosso trabalho europeu é, a longo prazo, mudar o paradigma da juventude na cidade e região, promovendo a criação de oportunidades, o empreendedorismo jovem, a dinamização cultural e social e, acima de tudo a alteração da mentalidade e atitude da comunidade Flaviense em relação aos seus jovens”.