|
Assim, o Município de Bragança dá um passo importante no sentido da construção desta importante infraestrutura, há já muito reivindicada dos dois lados da fronteira, que melhorará o acesso de Bragança e outras localidades portuguesas à Europa, mais concretamente à nova Estação de Sanábria da Linha de Alta Velocidade Madrid-Galícia.
A melhoria da ligação pressupõe a melhoria da via dos dois lados da fronteira, obrigando à coordenação, articulação e criação das infraestruturas necessárias, com o objetivo de desenvolver um esforço para maior coesão territorial e económica.
Dessa forma está previsto o estudo de três troços: um exclusivamente em Espanha – ZA – 921 (Castilla e León), outro em Portugal – EM – 505 (Estrada Municipal) e um terceiro comum internacional Espanha – Portugal, numa variante de estrada na passagem pelas localidades de Rihonor de Castilla e Rio de Onor. Essa passagem é um dos atuais impedimentos à circulação fluída a todo o tipo de veículos no trajeto Bragança-Puebla de Sanábria, dado que, naquela zona, o percurso é muito estreito, impedindo a circulação em ambos os sentidos. Torna-se, assim, imprescindível, a execução da referida variante, sem a qual não seriam resolvidas as atuais dificuldades da travessia de Rio de Onor-Rihonor de Castilla, e não estaria justificada a melhoria das estradas no troço castelhano-leonês e português.
A elaboração deste Estudo Técnico irá registar os aspetos técnicos e de meio ambiente requeridos pela legislação em vigor, tanto na Comunidade de Castilla e León, como em Portugal.