Estátua eterniza figura dos Caretos de Podence

O Município de Macedo de Cavaleiros inaugurou na tarde de domingo uma estátua de homenagem ao Careto de Podence. “Este é um momento de grande impacto no território de Terras de Cavaleiros, dado que estamos assim a homenagear o Careto de Podence, candidato a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, salientou Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Estátua eterniza figura dos  Caretos de Podence
Situada na saída da A4 para a Albufeira do Azibo, na freguesia de Podence, a estátua, da autoria de Paulo Moura, tem cerca de 8 metros de altura e assente numa base de betão com cerca de 2,5 metros, sendo feita em superfície plana, com as cores tradicionais do careto, de modo a ser totalmente visível qualquer que seja o sentido em que se viagem na autoestrada. “Podence é a terra do Careto, essa figura inimitável com os seus fatos de lã coloridos e com os seus chocalhos a anunciar a sua presença”, sustenta Benjamim Rodrigues.

O presidente da autarquia explicar que se pretendia “dar outra dignidade, outro colorido e grandiosidade a este território”. Assim surgiu a ideia de construir um careto com maior visibilidade, numa extensão de cerca de três quilómetros da autoestrada. “Com a dimensão que tem, os viajantes conseguem identificar com tempo que existe aqui algo que nos identifica com o território, neste caso com o Entrudo Chocalheiro e com o seu ex-libris, que é o Careto”, acrescenta o autarca.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN