A madrugada de hoje foi perturbada na localidade de Torre de Moncorvo por três abalos sísmicos, registados e sentidos pela população entre a 1 e as 4 horas da manhã do dia de hoje, 9 de fevereiro.
Todas as réplicas foram registados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e sentidas pela população de Torre de Moncorvo, um fenómeno que se tem repetido desde algum tempo com uma maior frequência.
O primeiro sismo, com intensidade de 3.0 na escala de Richter , foi sentido às 3 horas ,1 minuto e 7 segundo, a que se seguiram duas réplicas com uma magnitude mais baixa de 1.3 e 1.2, respectivamente às 3 horas, 5 minutos e 58 segundos e às 4 horas, 6 minutos e 9 segundos.
Os sismos foram registado nas estações da Rede Sísmica do continente, e o de maior magnitude teve o epicentro a cerca de 10 quilómetros a este de Torre de Moncorvo.
Até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais causados por esta actividade sísmica na zona do Vale da Vilariça, onde se encontra a falha de Manteigas-Vilariça-Bragança, uma das grandes estruturas tectónicas do NE de Portugal, com um comprimento aproximado de 220 Km.
Considerada pelos especialista como uma falha estável, é precisamente no segmento da Vilariça que a mesma atinge o valor máximo de 9 km de desligamento.
Terra tremeu esta madrugada em Torre de Moncorvo
Categorizado por:
Torre de Moncorvo
/ Foi publicado
sábado, 9 de fevereiro de 2019
Notícias do Nordeste