Bragança disponibiliza uma rede Wifi constituída por 26 pontos de acesso |
Assim, o projeto disponibiliza uma rede Wifi constituída por 26 pontos de acesso (APs) distribuídos por locais considerados relevantes em termos de afluência turística e de população em geral, como o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bibliotecas Municipais, Museu da Máscara, Cidadela (Praça do Castelo e rua D. Fernão "O Bravo"), Praça Camões e Praça da Sé.
Para usufruir do serviço, é necessário proceder ao registo num dos locais identificados. Para tal deve ser selecionada a rede “CMB-WIFI”. Sempre que quer fazer login na rede o utilizador introduz as suas credenciais no portal de autenticação.
Através deste serviço passa a ser possível navegar na internet, nos locais identificados, de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana e sem tempo limite de utilização. Este serviço pretende trazer maior dinâmica e utilização dos equipamentos e espaços públicos por parte da população e, ainda, uma maior dinamização do Centro Histórico.
Este projeto será futuramente ampliado a mais locais com acesso WiFi gratuito. Está prevista a disponibilização de aplicações específicas para dispositivos móveis, através das quais será divulgada informação da região para os turistas. Também serão disponibilizadas aplicações mais vocacionadas para os residentes com possibilidade de acesso rápido e simples a conteúdos informativos.
O custo total do projeto é de 91.344 euros, com comparticipação do Turismo de Portugal em 50.000 euros, correspondente a 54,74% do investimento elegível, sendo o restante suportado pelo Município de Bragança.