Colóquio em Torre de Moncorvo destacou Francisco António Correia

O professor, historiador, político, economista e diplomata Francisco António Correia foi o tema principal de um colóquio que decorreu na biblioteca municipal de Torre de Moncorvo, nos dias 5 e 6 de outubro.

Colóquio em Torre de Moncorvo destacou Francisco António Correia
Francisco José Correia nasceu na Foz do Sabor, freguesia de Cabeça Boa, concelho de Torre de Moncorvo, em 1877 e faleceu em Lisboa, em 1938. A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, e do Professor Adriano Vasco Rodrigues.

No decorrer da tarde foram ainda apresentadas várias comunicações “Francisco António Correia – Esboço Biográfico”, por Adília Fernandes, “Ensino Comercial e desenvolvimento económico - revisitando a obra de Francisco António Correia”, por Justino Pereira de Magalhães, “ Francisco António Correia economista”, por Carlos Bastien, “ Francisco António Correia: Ministro dos Negócios Estrangeiros (1920) e Ministro das Finanças (1921), por António José Queiroz e “ Francisco António Correia e a História Económica de Portugal”, por Jorge Pedreira.

Colóquio em Torre de Moncorvo destacou Francisco António Correia
O ciclo de intervenções terminou com a apresentação do livro “Grande Guerra (1914-1918) – Os Combatentes de Torre de Moncorvo” da autoria de Adília Fernandes e Carlos Branco, apresentado pelo Almirante Artur Sarmento. À noite, teve lugar no adro da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo um concerto com o quarteto de violoncelos Portocello, no âmbito do Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro.

No dia 6 de outubro, Aurélio de Oliveira falou sobre “O tratado de Methwen na obra historiográfica de Francisco António Correia”, Teresa Nunes sobre “Portugal, a Europa e a Diplomacia do pós Grande Guerra: as ideias de Francisco António Correia sobre a representação diplomática de Entre Guerras” e Norberto Cunha terminou o colóquio com a comunicação “O projeto europeísta de Francisco António Correia”.

Como complemento estava patente no átrio da Biblioteca Municipal uma exposição sobre a Grande Guerra e uma exposição fotográfica e bibliográfica sobre a vida de Francisco António Correia.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN