Ansiães Douro Trail duplicou o número de participantes nas provas competitivas |
A edição 2018 desta prova desportiva registou um acréscimo muito significativo do número de participantes, tendo as inscrições duplicado face ao ano transacto.
O Ansiães Douro Trail compôs-se por três provas diferentes que satisfizeram uma variedade de atletas que se dirigiram até ao concelho de Carrazeda de Ansiães para participar no trail longo de 29 Km, no trail curto de 16 Km e na caminhada não competitiva, composta por 11 Km.
Os atletas participantes passaram no passado domingo por vários trilhos, tendo como ponto de partida e de chegada o Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães (CAECA).
Os percursos das diferentes provas competitivas e não competitivas permitiram a quem nelas participou a fruição de extensos troços da paisagem duriense classificada como Património da Humanidade e também do emblemático Castelo de Ansiães, uma vila medieval classificada como Monumento Nacional e onde ainda permanecem estruturas de grande valor arquitectónico, como é o caso da igreja de São Salvador de Ansiães, considerada por muitos historiadores de arte como uma verdadeira jóia do românico português.
Lucinda Moreiras, do Grupo Desportivo de Bragança, venceu a prova feminina com 29 km, em segundo lugar classificou-se Ana Azevedo e Cláudia Moreira na terceira posição. Ainda em feminino, mas na categoria de veteranas Luísa Preto venceu e Judite Sousa ficou no segundo lugar. Sónia Ferreira venceu a distância curta, Joaquina Beça de Bragança venceu na categoria de veteranas F40.
Nas provas masculinas Paulo Costa do Amarante Trail Running foi o vencedor, seguido de Ilídio Moreiras e André Machado. No trail curto Manuel Palmeiro destacou-se e ganhou a prova. Na segunda posição ficou Orlando Alves e em terceiro Manuel Curral, todos do do Ginásio Clube de Bragança.