Secretário de Estado das Infraestruturas no debate sobre o futuro da Linha do Douro

O Grande Debate do Douro subordinado ao tema “A Linha do Douro, um futuro que tarda” organizado pela Associação Vale d’Ouro e Câmara Municipal do Peso da Régua, no próximo dia 15 de setembro, pelas 16h30, no Auditório Municipal do Peso da Régua contará com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.

Secretário de Estado das Infraestruturas no debate sobre o futuro da Linha do Douro
Para esta sessão, além do painel de lançamento do debate que contará com Alberto Aroso, André Pires, Ascenso Simões, Luís Ramos e Luís Tão, foram convidadas todas as autarquias atravessadas pela Linha do Douro até Salamanca, os operadores ferroviários, o gestor da infraestrutura, operadores turísticos e logísticos, diversas associações empresariais e ligadas ao setor ferroviário e diversos deputados além do público em geral. O debate terá a moderação do jornalista Carlos Cipriano. A sessão de encerramento ficará a cargo do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e do Secretário de Estado das Infraestruturas.

O Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, considera que este é um momento chave para uma discussão que a região precisa urgentemente. O autarca considera que não está em causa apenas o turismo e a operação logística associada a esta linha mas também, e sobretudo, as populações de um vale que tem sido “esquecido” em matéria de investimento. O objetivo deste debate é primeiramente chamar a atenção para a necessidade de um projeto que tem impacto na região mas também no país. Uma visão integrada no território pressupõe olhar para o Vale do Douro em toda a sua extensão, dimensão e potencial. A cidade do Peso da Régua não se poderia alhear de uma discussão que interessa a todos, desde o Porto até Salamanca.

Para Luís Almeida, presidente da Direção da Associação Vale d’Ouro as vantagens da operação da linha do Douro com a reabertura até Espanha são inúmeras e tem impacto não só na região como no país. A Associação Vale d’Ouro entendeu que apesar da pertinência deste assunto, numa altura em que se define o Plano de Investimentos até 2030, a região parecia adormecida para esta discussão e para a relevância de um investimento que diversos estudos apontam como estratégico. Esse foi o principal motivo para, com a autarquia da Régua, lançarem esta iniciativa e colocarem o assunto na agenda nacional.

As inscrições decorrem a excelente ritmo quer no que diz respeito às entidades convidadas quer no que diz respeito ao público em geral que tem demonstrado um interesse bastante significativo sobre esta matéria. Até à véspera do evento é possível efetuar inscrições através da página oficial: www.linhadodouro.associacaovaledouro.pt .

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN