Fundação Montepio premeia projeto da Associação LEQUE |
"Desinstitucionalizar para trabalhar" foi o projeto desenvolvido pela fundadora da Leque, Celmira Macedo desde 2012 e tem como ideia base o "Job Shadoying". neste conceito, os frequentadores da associação que apresentassem bons níveis de funcionalidade eram inseridos em estágios profissionais em lojas e comércio da vila, de acordo com a sua vontade, para aprenderem a desempenhar tarefas e funções que os pudessem ajudar a integrar o mercado de trabalho.
"O projeto agora ganho à Faces é a maturação deste conceito. Desta vez pretende-se criar na associação um pequeno mercado auto-sustentável, através da venda de sacos terapêuticos com caroços de cereja, e dar assim a possibilidade de empregar pessoas, respeitando a sua autonomia e autodeterminação.“ Confirmou Celmira Macedo, presidenteda LEQUE. A concretização do projeto ficará a cargo da Diretora técnica Psicóloga Patrícia.
A Fundação Montepio selecionou 19 projetos de Instituições de norte a sul do País e Regiões Autónomas da Madeira e Açores aos quais se prepara para atribuir um apoio global superior a 340 000 euros.
"Esta segunda edição acolheu 148 candidaturas, das quais resultaram 19 vencedores, após um longo processo de preparação, receção, análise e pré-seleção realizado pela Fundação Montepio", referiu fonte desta instituição bancária.