INL abre candidaturas para bolsas de curta duração a investigadores |
Durante a realização do programa, os participantes terão a oportunidade de conhecer as infraestruturas do INL; aprender as técnicas de investigação e acompanhar as atividades de investigação em curso; identificar oportunidades de inovação com base na nanotecnologia; participar em seminários e workshops que estejam a decorrer no INL; desenvolver atividades docentes e divulgativas; apoiar na preparação de propostas de projetos europeus, entre outras atividades.
“Esta ação é uma excelente oportunidade para a promoção de uma interação muito próxima dos investigadores do INL com a indústria e comunidade científica, a fim de promover uma colaboração futura de investigação e a transferência de nanotecnologia. Por outro lado, através desta ação, o INL irá contribuir para a criação de massa crítica especializada nestas áreas, nas regiões transfronteiriças entre Portugal e Espanha, ao mesmo que promove a ligação entre centros de I&D/universidades e empresas”, explica Sonia Pazos, responsável pelo projeto nanoGateway do INL.
Os investigadores e estudantes interessados em participar neste Programa de Mobilidade de nanoGateway no INL poderão apresentar a sua candidatura online , sendo que os candidatos serão selecionados e avaliados em função do seu curriculum, da sua carta de apresentação e da originalidade da sua ideia de projeto ou plano de trabalho proposto. Nota ainda para o facto de os candidatos terem de pertencer a uma das oito regiões do espaço de cooperação fronteiriço entre Portugal e Espanha: Algarve; Alentejo; Centro; Norte; Andaluzia; Castela, Estremadura e Galiza .
A primeira data de seleção dos candidatos acontece já a 1 de setembro, estando ainda previstas mais duas datas para a seleção de candidaturas: 1 de fevereiro de 2019 e 1 de junho de 2019. Os candidatos serão notificados pelo INL quatro semanas após cada data-limite.
Recorde-se que o Programa de Mobilidade está inserido no âmbito do projeto nanoGateway do INL. O nanoGateway é um projeto pioneiro que visa dar resposta aos desafios das empresas, mas também das entidades públicas, como autarquias, comunidades intermunicipais ou áreas metropolitanas das regiões transfronteiriças entre Portugal e Espanha. Na prática, trata-se de uma plataforma que pretende ser o ponto de encontro entre as empresas, e as suas necessidades específicas, e os especialistas, nacionais ou internacionais, com trabalho desenvolvido nessa área. Um projeto “ciência chave na mão”.