Faleceu Frei Francolino Gonçalves, o biblista português nascido em Corujas

Faleceu o religioso dominicano português Francolino Gonçalves, especialista no estudo da Bíblia, faleceu ontem em Jerusalém, aos 74 anos de idade, anunciou a Associação Bíblica Portuguesa.

Faleceu  Frei Francolino Gonçalves, o biblista português nascido em Corujas (foto: Criar laços)
Frei Francolino Gonçalves faleceu esta quinta-feira, em Jerusalém, de acordo com o comunicado da Associação Bíblica Portuguesa. O sacerdote, nascido em Corujas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, em 1943, era membro da Comissão Bíblica Pontifícia, da Santa Sé, professor da Escola Bíblica de Jerusalém e membro da Associação Bíblica Portuguesa. Em 2012 foi agraciado pelo Município de Macedo de Cavaleiros com a Medalha de Dedicação e Bons Serviços, Grau Ouro.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Frei Francolino, tinha sido reconduzido pelo Papa Francisco em 2014 como membro da Comissão Bíblica Pontifícia, um cargo que ocupava desde 2009, por nomeação de Bento XVI.

O percurso académico do religioso português, doutor em filologia e história orientais pela Universidade Católica de Lovaina e em Letras (História da Antiguidade) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,passou pela Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém, onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, pelo Instituto Orientalista de Lovaina e pela Universidade Dominicana de Filosofia e Teologia de Ottawa.

Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros envia mensagem de condolências

Com uma vida inteira ao serviço da Religião, no sacerdócio, na investigação ou ensino, o Frei Francolino Gonçalves registou uma carreira global e de mérito reconhecido.

A sua ligação a Corujas nunca foi esquecida, apesar da vida preenchida, e, sempre que pôde, não deixou de visitar os familiares e amigos na terra que o viu nascer.

O percurso assinalável e a ligação às suas raízes, levaram o Município de Macedo de Cavaleiros a condecora-lo com a Medalha de Dedicação e Bons Serviços. Ontem, ao tomarmos conhecimento desta notícia, reconhecemos que o concelho vê partir um dos que sempre o elevaram.À sua família e amigos, envio os meus sentidos pêsames", refere uma nota de imprensa do Serviço de Comunicação da CM de Macedo de Cavaleiros.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN