84% dos portugueses associam viatura a poluição, mas isso não os impede de comprar

A preocupação ambiental não é um critério que os portugueses tenham especialmente em conta na hora de comprar um automóvel. Apenas 7% consideram este critério importante quando decidem adquirir uma nova viatura. 

No entanto, para 84% dos portugueses, automóveis e motos são sinónimo de poluição, um valor acima da média dos quinze países analisados (70%). Estas são algumas das conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem sobre o setor automóvel.

Questionados sobre várias dimensões associadas ao automóvel, a grande maioria dos portugueses refere que este é sinónimo de poluição. 58% concordam e 26% concordam completamente com esta afirmação, valores superiores à media dos quinze países. Apenas 16% dos automobilistas nacionais dizem não concordar que as viaturas são poluentes, em comparação com uma média geral de 30%. De modo oposto, são os japoneses (42%) e os alemães (51%) que menos associam poluição à viatura.

Apesar de considerarem a viatura um objeto poluente, o impacto ambiental é um critério que apenas 7% dos portugueses indicam como um dos três fatores mais importantes no momento da compra do seu veículo. São os italianos (17%) os que atribuem maior prioridade a este critério, enquanto a média dos 15 países se situa nos 10%.

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«Neste momento, observamos que a preocupação ambiental ainda não é tão relevante para os portugueses como o preço ou o consumo de combustível na hora de comprar um veículo. No entanto, a associação entre viaturas e poluição, acompanhada por uma opinião bastante favorável sobre carros amigos do ambiente, são indicadores de que se está a desenvolver uma consciencialização ambiental em linha com as tendências atuais e futuras do setor automóvel», conclui Pedro Ferreira, diretor da área automóvel do Cetelem.

As análises e previsões deste estudo foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos quantitativos aos consumidores foram conduzidos pela TNS Sofres, em junho de 2016, em quinze países – África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos mais de 8.500 proprietários de automóveis.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado,  concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.

  O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.

Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem,  conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de  crédito a particulares.


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