Há cada vez menos portugueses a sentir que a sua situação profissional piorou. Este ano, são 12% os portugueses que referem que se encontram profissionalmente pior, uma diminuição para metade face a 2015, ano em que 24% tinham esta perceção. Uma tendência que se tem registado ao longo dos últimos anos: 2013 (48%), 2014 (34%), 2015 (24%) e 2016 (12%). Estas são algumas das conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que analisou as intenções de consumo para os próximos meses.
Embora poucos portugueses considerem que a sua situação profissional melhorou no último ano (3%), a maioria (76%) afirma que não existiram alterações, um valor bastante mais elevado do que em 2015 (51%). De acordo com o mesmo estudo, há ainda 8% dos portugueses que acreditam que a sua situação profissional se alterou, mas mantendo as mesmas condições.
«Há menos portugueses a sentir que estão pior profissionalmente, uma perceção que é acompanhada por um número cada vez maior de pessoas a referir que, no seu caso, a situação profissional não se alterou. Estas tendências têm vindo a confirmar-se de ano para ano, o que parece indicar uma estabilização progressiva do mercado de trabalho», comenta Diogo Lopes Pereira, diretor de Marketing do Cetelem.
Este estudo tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, aos quais foi aplicado um questionário estruturado de perguntas fechadas. O inquérito foi aplicado em colaboração com a empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 13 e 18 de maio, apresentando um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de crédito a particulares.