Municípios de Carrazeda de Ansiães e Vila Nova de Foz Côa promovem caminhada "Entre Castelos"

Vivem frente-a-frente, mas um situa-se na margem norte e o outro na margem sul do rio Douro. Os castelos de Ansiães e de Numão avistam-se há mais de cinco milhares de anos, mas têm pelo meio o acidentado vale de um rio que sempre os distanciou. Mas agora os municípios de Carrazeda de Ansiães e Vila Nova de Foz Côa querem uni-los a partir de uma caminhada de confraternização e convivialidade que pretende assinalar  o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Castelo de Ansiães

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as duas autarquias durienses vão promover, no dia 17 de Abril, um passeio pedestre entre o Castelo de Numão e o Castelo de Ansiães. Esta iniciativa, que também conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia de Numão e do Atlético Clube do Tua, pretende promover e divulgar o vasto património militar existente no vale do Douro e estreitar relações entre dois monumentos nacionais com processos históricos muito semelhantes.

Os castelos de Ansiães e o de Numão são duas antigas vilas medievais que se situam, respectivamente, na margem norte e na margem sul do rio Douro, com uma longa diacronia ocupacional que se iniciou na pré-história recente, período calcolítico, e perdurou até à época contemporânea.

Em ambos os povoados foi a sua implantação geoestratégica, sobre elevações rochosas situadas junto a este curso fluvial, que determinou a sua importância como elemento de controlo sobre este vale.

Castelo de Numão
[post_ad]
Ao longo dos séculos vão-se construindo, nesses locais, extensas fortificações que abrigam e protegem comunidades e que culmina, durante a baixa idade média, com a reedificação das vilas fortificadas de que atualmente previvem as sua ruínas.

Para conhecer ao pormenor a história destes dois povoados pode participar nesta iniciativa efetuando a sua inscrição até ao dia 13 de abril na Loja Interativa de Turismo da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, através do telefone 278 098 507 ou do email lit@cmca.pt, ou no Centro de Informação Turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, através do telefone 279 760 329 ou do email turismo@cm-fozcoa.pt.



www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN