Duarte Moreno explora parceria com Instituto Piaget e outras instituições para rentabilizar instalações de Macedo de Cavaleiros

O Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, assumiu a aposta em desenvolver parcerias de cooperação com o Instituto Piaget e outras entidades: “Estas entidades estão perfeitamente identificadas e receptivas a desenvolver aqui pós-graduações e mestrados”, referiu o autarca.

Foto: CM  Macedo de Cavaleiros

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Duarte Moreno falava este sábado na sessão de abertura das Jornadas de Terapias Integrativas. A iniciativa, que abordou a Medicina Tradicional Chinesa, resultou de uma parceria entre o Instituto Piaget e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, contando com a presença dos respetivos responsáveis: António Oliveira Cruz, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Piaget, e Jorge Machado, Diretor dos Cursos de Medicina Tradicional Chinesa do ICBAS. O autarca defendeu que a realização das jornadas poderiam apresentar-se “como um momento de viragem e esperança relativamente ao futuro do Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros.”

[post_ad]
Para o Presidente da Câmara Municipal, a diminuição do impacto económico do ensino superior representou uma “mudança difícil, mas, entretanto a cidade adaptou-se, e aprendeu a viver sem contar com o Instituto Piaget”.

Duarte Moreno destaca como fatores decisivos para esta diminuição do impacto: “Mais do que a crise económica, o alargamento das vagas de entrada e as médias mais baixas nas instituições de ensino superior público, e também, não menos importante, a oferta educativa, a partir de determinado momento deixou de ser atrativa do ponto de vista da empregabilidade”.

Reconhecendo o “papel ativo que o Instituto Piaget desempenhou e, em particular, o do seu responsável máximo”, para o autarca, “o grande investimento feito nas instalações só faz sentido, daqui para a frente, se for mantida uma exploração socioeducativa associada à doação dos terrenos pela autarquia ao Instituto no início da década de 90”. Assim, revelou: “Não enjeitamos a possibilidade de fazer regressar o ensino superior a Macedo de Cavaleiros. Temos explorado essas potencialidades, mantemos a abertura de instituições de referência em alargar a oferta educativa a esta cidade, fazendo uso e rentabilizando as instalações existentes.”

Fonte: Nota de Imprensa CM Macedo de Cavaleiros

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN