Foi detectada Legionella no Hospital de Peso da Régua

Foi detectada Legionella no Hospital do Peso da Régua. A bactéria foi identificada na água do sistema de abastecimento da unidade hospitalar. Doze doentes vão ser transferidos para os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego.


PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Os funcionários vão também ser transferidos para outras unidades de saúde por questões de precaução.

Apesar da presença da bactéria ter sido confirmada pela Direção Geral de Saúde, o seu diretor-geral explicou à rádio TSF que a situação representa um risco, mas garante que "não é um problema de saúde humana" e ninguém foi infectado.

A bactéria foi encontrada numa operação de rotina, quando se procedia às habituais análises da água do Hospital. Em declarações à TSF, Francisco George explicou que "a presença da bactéria na água unicamente representa um risco, não é um problema de saúde humana". O diretor-geral de saúde diz que se trata de "um cuidado preventivo para evitar a exposição de doentes acamados a este risco".

Todas as canalizações vão ser desinfectadas com um choque térmico ou com produtos químicos, de forma a eliminar a bactéria que está presente.

[post_ad]
O presidente da Câmara do Peso da Régua, Nuno Gonçalve, garante que a bactéria não está presente na rede pública e que por isso não há motivo para qualquer alarme por parte da população. Trata-se de um episódio localizado e que já se encontra circunscrito, tendo sido adoptadas todas as medidads consideradas como indispensáveis em situações desta natureza.

O Hospital da Régua integra  o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, (EPE) que é constituído por cinco unidades hospitalares: o Hospital de S. Pedro, em Vila Real, onde está localizada a sede social, o Hospital D. Luiz I, em Peso da Régua, o Hospital Distrital de Chaves, em Chaves, o Hospital de Proximidade de Lamego, em Lamego e a Unidade de Cuidados Paliativos em Vila Pouca de Aguiar.

A legionella provoca um tipo de pneumonia que pode ser fatal e afecta em especial pessoas idosas, fumadores, imunodeprimidas ou com doenças crónicas.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN