João Canijo prepara o seu próximo filme em Vinhais

Trás-os-Montes vai estar mais uma vez na lente do realizador João Canijo. Desta vez é a preparação de um filme que fala sobre a fé, sobre a devoção, o esforço, a dor e o sofrimento com que se fazem as peregrinações a Fátima.

João Canijo prepara o seu próximo filme em Vinhais
O realizador está a preparar o seu próximo filme que contará uma longa peregrinação a Fátima, uma peregrinação que vai partir de Vinhais, mais exactamente da aldeia de Rio de Forno, onde actualmente 11 actrizes fazem uma espécie de observação participante para poderem protagonizar as personagens de "Amem", o provável título com que a longa metragem vai chegar às salas de cinema.

PUB

Anuncie no Notícias do Nordeste! Contacte-nos!
Consulte a tabela de preços 

Rita Blanco, Ana Bustorff ou Cleia Almeida são apenas três das onze actrizes que compõem o elenco de “Amen” e que neste momento se encontram em Vinhais a preparar da forma mais realista possível as suas personagens. Para isso integraram-se na população, fundiram-se com ela e entre ela desempenham as mais variadas tarefas para construírem um grupo de peregrinas que irá fazer 430 quilómetros a pé em nove dias, entre Vinhais e Fátima.

Segundo João Canijo, em declarações prestadas à Lusa, o filme irá "transmitir a enormidade do esforço que se faz pela fé, o esforço quase sobre-humano e diário, durante esses nove dias, que estas pessoas fazem e o enorme sofrimento por que passam em nome da fé".

Foi a tendência realista que perpassa pelos filmes de Canijo que impôs ao realizador e ao elenco do seu próximo filme a necessidade de, à maneira dos Antropólogos, realizarem uma autêntica observação participante, misturando-se com a população e com ela desempenharem as mais variadas tarefas do quotidiano.

[post_ad]
Está é uma espécie de aprendizagem que será utilizada na redacção do guião e na construção das personagens. "Como é que elas podem fazer personagens que são transmontanos sem passar algum tempo em Trás-os-Montes? É impossível", refere João Canijo, justificando a necessidade do elenco permanecer numa aldeia transmontana durante a fase de preparação do seu próximo filme.

Depois de “Em Portugal – Um Dia de Cada Vez”, João Canijo volta a Trás-os-Montes para construir mais uma obra sobre um Portugal actual, um Portugal real que vem constituindo cada vez mais o tema preferencial do seu cinema.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN