“Mátria, uma ópera para o Douro" mobilizou dezenas de pessoas a cantar nas ruas de Favaios

“Mátria, uma ópera para o Douro" é um projecto que pretende construir uma ópera colectiva sobre a região do Douro e inspira-se na obra de Miguel Torga.

Concerto de rua em Favaios. Foto: Facebook “Mátria, uma ópera para o Douro"
O projecto é promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e concretizado no terreno pela produtora Mercearia das Ideias. Trata-se da estreia de uma ópera em Portugal composta por um compositor português e baseada na obra do escritor transmontano.

O projecto baseia-se em concertos de rua onde são mobilizadas dezenas de pessoas. Este primeiro programa de concertos constitui também a primeira fase do projecto que posteriormente deverá culminar com a montagem da ópera propriamente dita, a apresentar em palco com uma duração de 87 minutos, idade com que Miguel Torga faleceu.

No passado dia 6 de junho o concerto de rua aconteceu na aldeia vinhateira de Favaios, concelho de Alijó, onde foram mobilizadas muitas dezenas de pessoas.


Mátria - Uma Ópera para o Douro apresentada em Favaios.
Posted by Município de Alijó on Segunda-feira, 8 de Junho de 2015
A cantar estiveram o Coro de Câmara da UTAD, Coro Misto Mouçós, Coro de Câmara Mezza Voce, Coro Associação Capella Musical São Pedro, Coro Misto do Conservatório de Música de Vila Real, Coro Juvenil do Conservatório Regional de Música de Vila Real, Coro do Seminário Diocesano de Vila Real, do Grupo de Favaios Ofitefa-grucafa Ofitefa Grucafa e grupo de Cantares.

Foram apresentadas músicas tradicionais do Douro e Trás-os-Montes mas com uma roupagem mais contemporânea.

O projecto “Mátria, uma ópera para o Douro” é financiado pelo programa Douro Valor.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN