Estas são conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que analisou as tendências de compra na Europa para os próximos meses.
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O estudo revela também que, em Portugal, as intenções de compra aumentaram em praticamente todas as categorias. Os smartphones e os tablets ocupam um lugar de destaque na lista de intenções de compra dos consumidores para os próximos meses. Cerca de 26% dos portugueses admitem vir a comprar um smartphone este ano e 19% tencionam adquirir um tablet. Em 2014 eram apenas 19% e 15%, respetivamente.
À semelhança do que se verifica em Portugal, também no resto da Europa as intenções de adquirir viagens aumenta em relação ao ano passado (de 49% para 54%). Assim, a maioria dos europeus coloca as viagens e o lazer no topo do ranking das intenções de compra, com exceção dos polacos e dos checos, onde essa categoria de compra surge na segunda posição. O universo do lar continua a ser alvo de um forte investimento: os trabalhos de construção/renovação (37%) e os produtos eletrodomésticos (36%) surgem em segundo e terceiro lugar no ranking das intenções de compra.
«Paradoxalmente, apesar das limitações do poder de compra, as viagens e o lazer mantêm-se na liderança das despesas dos consumidores, o que indica uma necessidade de fuga à situação socioeconómica e à vida quotidiana.», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 8.719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.
Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.
O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável.
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.