Depois de doze anos de revisão o novo Plano Director de Murça foi finalmente aprovado

Foi finalmente aprovado o plano Director de Murça, um instrumentos de gestação e planeamento territorial que passou por uma revisão que durou, nem mais, nem menos, do que uma dúzia de anos.

Vila de Murça
O novo PDM do concelho duriense foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Municipal de Murça, um processo que, como referiu o presidente autarquia, José Maria Costa, foi “feito de avanços e recuos, de certezas e de dúvidas, de compromissos e de desculpas".

A partir do momento em que o PDM entre em vigor, e depois da sua publicação em Diário da República, terão que ser tidas em conta as novas regras que o instrumento de gestão territorial impõe através do seu Regulamento, Carta de Condicionantes ou da Planta de Ordenamento.

[post_ad]
Na revisão que foi feita, teve-se em conta a necessidade de promover a reabilitação urbana e a salvaguarda do património cultural e ambiental, com enfoque na criação do Parque Natural do Vale do Tua. O documento traça uma proposta de desenvolvimento local assente na promoção empresarial, no turismo, na qualificação das áreas florestais, na requalificação do espaço rural, na criação de novas actividades económicas e na requalificação das mais antigas. Previsto está também o aumento do índice de edificabilidade.

Os estudos foram realizados pelos serviços de planeamento e gestão urbanística da autarquia com a coordenação técnica de um grupo de especialistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN