A Direção Regional de Cultura do Norte promove um Ciclo de Teatro sob a égide do Padre António Vieira, a decorrer entre 17 de abril e 14 de junho, nas sete cidades onde se situam as Sés do Norte de Portugal.
|
Sé de Miranda do Douro |
Esta iniciativa é uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte, e surge no seguimento do calendário de iniciativas de índole cultural proposto para as Sés e Catedrais no âmbito de um plano de intervenção mais alargado.
À semelhança do sucedido com a realização do Ciclo de Concertos «Do Advento ao Natal», promovido em dezembro último, esta iniciativa visa envolver públicos locais diversificados estimulando a sua participação ativa na proteção e valorização das Catedrais.
Tendo em vista a implementação de uma oferta cultural de excelência, a partir dos bens patrimoniais e em aliança com uma cuidada programação cultural, capaz de devolver os monumentos à comunidade, o projeto visa ainda, através da corresponsabilização de todos os atores intervenientes, promover a estima coletiva e o cuidado partilhado face a um património profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo.
As Sés de Vila Real, Miranda do Douro e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projeto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios.
Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus pólos.
No Ciclo de Teatro dedicado ao Padre António Vieira, a Direção Regional de Cultura de Norte conta com as colaborações dos atores Marcelo Lafontana, António Durães e Jorge Alonso, que irão interpretar textos do Padre António Vieira, um dos maiores cultores da língua portuguesa.
A 18 de abril a Sé de Miranda do Douro recebe a peça “Payassu: O verbo do pai grande” com interpretação de Marcelo Lafontana e logo a seguir, no dia 19, a Sé Catedral de vila Real recebe o mesmo espectáculo.
Para Bragança, no dia 22 de maio, está agendada a representação o “Sermão da Sexagésima ou do bom ladrão?”, com interpretação de António Durães. Todos as peças são representas às 21:30 horas.