Mais de uma centena de Capas de Honra desfilaram em Miranda do Douro

Mais de uma centena de pessoas desfilaram pelas ruas de Miranda do Douro com a famosa e tradicional Capa de Honras Mirandesa.

Desfile de Capas de Honra em Miranda do Douro
A capa Mirandesa é uma peça de vestuário tradicional das Terras de Miranda e zona fronteiriça da província de Zamora, usada desde a Idade Média e ao longo dos últimos séculos por pastores que a vestiam durante o inverno para se defenderem das agrestes condições climatéricas do planalto.

A Capa de Honras acabou por generalizar-se por todas as classes sociais, constituindo-se num peça de vestuário utilizada apenas pelos homens. Na actualidade é símbolo de estatuto social e é apenas usada em festas e cerimónias protocolares.

O desfile de Miranda do Douro, que ocorreu no passado domingo, teve como objectivo perceber a antiguidade e o número de exemplares existentes num e noutro lado da fronteira, nomeadamente na zona de Miranda do Douro e na província de Zamora de onde vieram vinte e sete pessoas que também possuem capas de honra .

Depois de feita a recepção aos participantes houve uma missa na Catedral de Miranda celebrada pelo Bispo da Diocese de Miranda e Bragança, D. José Cordeiro, também ele participante no desfile e possuidor de uma capa de honras, a que se seguiu uma homenagem ao alfaiate de Constantim António Aureliano.


Peça de grande valor etnográfico,  exige conhecimentos técnicos para a sua confecção. A Capa de Honras é feita de burel e obriga a um grande trabalho manual para se obter a decoração que depois é aplicada com maior ou menor profusão. Um exemplar poderá custar entre os  700 e 800 euros, consoante os elementos decorativos que ostentar.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN