Foi inaugurado no passado domingo, na vila de Argozelo, concelho de Vimioso, um Centro Interpretativo dedicado às minas do volfrâmio.
|
Vila de Argozelo |
O investimento foi feito pela Câmara Municipal de Vimioso e o projecto orçou em 265 mil euros, sendo comparticipado em 80% por fundos comunitários.
Esta era já uma aspiração muito antiga por parte de todos os habitantes da localidade, que agora o vêem concretizado num edifício que foi implantado na cortinha do Calvário, um espaço situado logo à entrada da povoação.
O novo equipamento está dotado de um auditório para mais de sessenta pessoas e no futuro deverá também funcionar como um espaço para promover exposições de outras temáticas.
O Centro Interpretativo da Minas de Argozelo é um espaço onde vai ser preservada a história da exploração de volfrâmio que durante os meados do séc. XX ocorreu de uma forma intensiva em Argozelo, ficando desta actividade um conjunto muito significativo de artefactos industriais utilizados na exploração deste minério e uma reminiscente história que ainda ancora na memória colectiva das pessoas mais idosas da pequena vila nordestina.