Portugueses entre os que mais compram automóveis topo de gama

Em Portugal, as marcas premium representam 23% das vendas de veículos novos, acima da média europeia que se situa nos 21%. À frente dos portugueses só os alemães e os ingleses que, em 2012, possuíam uma quota de marcas premium de 31% e 25%, respetivamente. 

O mais recente estudo do Observador Cetelem revela ainda que, em Portugal, a BMW estava na quarta posição de vendas em 2012, à frente da Opel e, em 2013, a Mercedes subiu à quinta posição.

É na Europa que as marcas premium são mais representadas, com uma taxa média de 21% nos oito países analisados. O posicionamento alta gama dos três construtores alemães – Audi, BMW e Mercedes – confere à Alemanha a posição líder relativamente ao veículo premium: em 2012, um veículo novo em cada três vendidos pertencia a essa categoria.

Volkswagen (12,1%), Ford (7,4%), Opel (6,9%), Renault (6,8%) e Peugeot (6,1%) constituem o top 5 das principais marcas com maior representação no mercado europeu. Logo atrás surgem as marcas topo de gama: Audi (5,6%), BMW (5,1%) e Mercedes (4,9%).

Fora da Europa, é na África do Sul que as marcas topo de gama têm mais representação (14%). O país é seguido de perto pelos Estados Unidos, onde a taxa de penetração média das marcas premium é de 12%. Na China, estas marcas representam apenas 8% das vendas de veículos novos, no entanto, o seu crescimento é fulgurante, na ordem dos 30% anuais.

No Japão, onde a indústria automóvel é o primeiro setor industrial e o principal empregador do país, o mercado é amplamente dominado pelas marcas locais, que representam cerca de 95% das vendas e que na sua generalidade não se encaixam na categoria de marcas premium. Consequentemente, o arquipélago nipónico possui uma das mais pequenas quotas de marcas topo de gama do mundo (5%).

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 28.000 colaboradores, em 30 países e em 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares via ponto de venda (lojas, concessionários automóvel) e por via direta aos seus clientes: Internet e telefone.

O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de Crédito Responsável. Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem. Com cerca de 600 colaboradores esta nova entidade posiciona-se como líder de mercado em Portugal no crédito a particulares.

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