18 000 Km a pedalar pelas línguas e culturas minoritárias

O francês Emmanuel Le Merlus, originário da região da Bretanha (França) iniciou, há cerca de dois anos, uma volta à Europa, para promover a diversidade linguística e chamar a atenção para a importância das línguas e culturas, nomeadamente as chamadas minoritárias.

Emmanuel Le Merlus
Este périplo, iniciado em maio de 2010, inclui a travessia de 28 países, pretendendo também dar a conhecer a realidade linguística da Bretanha e estabelecendo, se possível, projetos de intercâmbio.

Emmanuel Le Merlus vai ser recebido na Câmara Municipal de Miranda do Douro, e terá igualmente uma reunião de trabalho no Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, tomando contacto com a comunidade educativa, em particular com aquela que se dedica ao ensino da língua mirandesa.

Esta visita a Miranda do Douro vai ser acompanhada pela Associação FRAUGA, criada em 1996. Assim, aquando da sua chegada, será recebido na sede da FRAUGA, em Picote, ficando a conhecer as iniciativas que esta associação tem vindo desenvolver em torno da preservação e divulgação da língua e cultura mirandesa, a última das quais passa pela criação de um Centro de Recursos da Língua e Cultura Mirandesa.

Acompanhe atarvés do blog europa-tour as aventuras de Emmanuel Le Merlus.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN