Movimento Cultural Terra de Miranda envia Carta aberta ao Ministro do Ambiente

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css=".vc_custom_1608568785407{margin-bottom: 40px !important;}" custom-css-class="" custom-id=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1608568769490{margin-left: 26px !important;}"]O Governo já autorizou a venda de seis centrais hidroelétricas, com uma capacidade total de 1,7 gigawatts (GW), das quais três com armazenamento (Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro) e três de fio de água (Miranda, Bemposta e Picote).

A concretização deste negócio estava dependente de um conjunto de autorizações regulatórias e da “luz verde” do Governo, já que se trata de uma operação que utiliza recursos públicos.

O Governo autorizou a operação, mas segundo o Movimento Cultural Terra de Miranda (MCTM) "não acautelou os interesses dos contribuintes portugueses, ao autorizar esta transação sem o devido pagamento de impostos", nomeadamente o imposto de selo que faria entrar nos cofres do Estado cerca de 110 milhões de euros.

Numa carta aberta enviada ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Movimento defende que o “Governo Português ainda têm forma de cobrar à EDP os impostos que não foram pagos”.

Segundo o MCTM “o Governo Português apesar de não terem acautelado o Interesse Público quando e como deviam" ainda pode proceder à cobrança dos impostos, "basta ordenar à Autoridade Tributária que, ao abrigo da cláusula antiabuso prevista no artigo 38.º da Lei Geral Tributária, proceda à cobrança dos impostos devidos”.

Leia na integra a carta aberta enviada pelo Movimento Cultural da Terra de Miranda ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Clicar aqui [icon name="file-pdf-o" class="" unprefixed_class=""][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN