Ciclo de Conferências “De olhos postos na ciência”

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css=".vc_custom_1603105306745{margin-bottom: 60px !important;}" custom-css-class="" custom-id=""][better-ads type="banner" banner="3816" campaign="none" count="2" columns="1" orderby="rand" order="ASC" align="center" show-caption="1" lazy-load=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1603105452964{margin-left: 26px !important;}"]

 A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vai dedicar, uma vez mais, os meses de Outubro e Novembro à ciência e à educação. Comissariado por Carlos Fiolhais e David Marçal, o ciclo de conferências arranca esta quarta-feira, dia 21 de Outubro. Todas as semanas, durante um mês, oradores nacionais e internacionais vão discutir temas tão distintos como o cosmos e a exploração do espaço, a preparação para pandemias e a genética do envelhecimento, numa série de conferências dedicadas a refletir sobre os motivos pelos quais podemos ter esperança na ciência.


Como podemos preparar-nos melhor para enfrentar pandemias? Porque devemos confiar na ciência do clima e da saúde? De que forma o stress pode acelerar ou retardar o nosso envelhecimento?  Para reflectir sobre estas e outras questões a Fundação convidou especialistas nacionais e internacionais que, ao longo das próximas semanas, vão participar em debates e conferências digitais transmitidos no seu site e nas suas redes sociais.


A primeira iniciativa do Mês da Ciência e da Educação tem lugar esta quarta-feira, dia 21 de Outubro, às 21h00. Na conferência «Cosmos: Mundos Possíveis» [icon name="external-link" class="" unprefixed_class=""] , a escritora e produtora Ann Druyan, vencedora de um Emmy,  e o físico Carlos Fiolhais conversam sobre a humanidade, de onde viemos e para onde vamos. Co-criadora da série televisiva “Cosmos”, Ann Druyan falará também sobre o seu novo livro “Cosmos: Mundos Possíveis”.


 No dia 28 de Outubro, na conferência “Preparação para Pandemias [icon name="external-link" class="" unprefixed_class=""] ” Nahid Bhadelia, médica infecciologista da Universidade de Boston e Filipe Froes, pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19, discutem como a ciência pode contribuir para estarmos mais preparados  para futuras pandemias e que lições de governação podem ser retiradas de outras epidemias recentes.


«Porquê confiar na ciência do clima, e não só?» [icon name="external-link" class="" unprefixed_class=""] é o tema da conferência de dia 4 de Novembro, que conta com a participação da historiadora de ciência e colunista da revista Scientific AmericanNaomi Oreskes e do bioquímico David Marçal. Esta sessão inclui também o pré-lançamento da edição portuguesa do livro de Oreskes: “Porquê confiar na Ciência».


 A 11 de Novembro, a conferência «Genética, stress crónico e envelhecimento [icon name="external-link" class="" unprefixed_class=""]»  junta Elissa Epel, psicóloga especialista em envelhecimento e obesidade na Universidade da Califórnia, e  Elsa Logarinho, investigadora de genética do envelhecimento do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s).


 O ciclo chega ao fim com a conferência GPS «Como comunicar ciência ao público em geral? [icon name="external-link" class="" unprefixed_class=""]» , no dia 18 de Novembro, que conta com a participação do astrofísico português, Pedro Russo, e de Ana Godinho, directora de educação, comunicação e divulgação do CERN.


[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN