O Universo cabe dentro de casa

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css="" custom-css-class="" custom-id=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text css=".vc_custom_1586023873621{margin-left: 15px !important;}"]Um computador, telemóvel, ou outro dispositivo com ligação à internet é apenas o necessário para fazer uma viagem pelo Universo. A pensar em todos os que vivem o atual momento de confinamento e isolamento social, e incapaz de interromper a sua constante oferta de eventos, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) transpõe a sua atividade presencial para as plataformas digitais com a série O Universo Online. Em diferentes formatos, num sábado à noite, o instituto continuará a partilhar o Universo com todos os que o seguem, mas também com novos públicos.

A primeira sessão é já neste sábado, 4 de abril, às 21h 30 e tem o título “O lado brilhante do Universo”. Acedendo ao canal do IA na plataforma YouTube, todos poderão assistir e fazer perguntas sobre a história das galáxias e a história do próprio Universo. José Afonso, do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), será o guia nessa viagem, abrindo-nos a sua casa, onde, como muitos de nós, se encontra resguardado, para nos mostrar que o Universo é afinal onde estamos todos juntos.

“Esperamos que esta atividade, focada no infinitamente grande, forneça uma interrupção, quem sabe bem-vinda e talvez mesmo necessária, da preocupação diária com o extremamente pequeno”, diz José Afonso. “Estão todos convidados, desde os mais pequenos até aos menos jovens, para se deixarem deslumbrar por alguns dos mistérios do Universo.”

O que sabemos hoje sobre as galáxias, essas ilhas de luz que em vastos grupos se distribuem pelo espaço até onde os instrumentos astronómicos alcançam? Como se formaram e qual foi a sua história vivida em conjunto? É com esta viagem ao lado brilhante do Universo que se inicia a série O Universo Online.

Os tempos que vivemos não nos podem impedir de descobrir e partilhar os fenómenos deslumbrantes que ocorrem a distâncias inimagináveis. Outras sessões se seguirão, num modelo de palestra, quiz e outros formatos interativos. Todos estão convidados a colocar perguntas, responder a desafios e participar em jogos. Serão sempre divulgadas através das redes sociais do IA e da newsletter IAstro.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN