Museu do Barco Rabelo vai surgir em Mesão Frio

[vc_row][vc_column width="1/4"][bs-push-notification style="t2-s1" title="Subscribe for updates" show_title="0" icon="" heading_color="" heading_style="default" title_link="" bs-show-desktop="1" bs-show-tablet="1" bs-show-phone="1" bs-text-color-scheme="" css="" custom-css-class="" custom-id=""][/vc_column][vc_column width="3/4"][vc_column_text]A Câmara de Mesão Frio vai prestar homenagem ao Barco Rabelo, uma antiga embarcação que até meados dos anos sessenta do século XX efetuava o transporte de pipas entre o Alto Douro e Vila Nova de Gaia, entreposto a partir do qual era exportado o Vinho do Porto.

O município vai instalar na antiga escola primária da Rede um museu de invocação a este típico barco que chegava a transportar até oitenta pipas de vinho e era composto por uma tripulação de quatro ou mais homens comandados por um marinheiro de maior experiência e responsabilidade chamado de arrais. O concelho de Mesão Frio foi um dos principais territórios onde se recrutavam estes marinheiros, destacando-se pela tradição o lugar de Porto Manso, próximo da povoação da Rede, onde o escritor Alves Redol se instalou por algum tempo para escrever o romance com o titulo homónimo.

As obras de recuperação da antiga escola primária da Rede já arrancaram e, segundo afirmou à agência Lusa Alberto Pereira, presidente da Câmara de Mesão Frio, o novo espaço deverá ser inaugurado a 30 de novembro.

O novo museu pretende resgatar as antigas memórias associadas a este barco e às profissões e atividades das gentes ribeirinhas do Douro a ele associadas, de forma a ser gerado um novo pólo de atratividade cultural do concelho de Mesão Frio.

A estrutura museológica será composta por uma sala de projeção de filmes sobre a história e as viagens do rabelo e um espaço de exposição do artesanato da região.

O projeto está orçado em cerca de 250 mil euros e conta com financiamento do programa Provere - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN