Museu da Terra de Miranda inicia projeto de recolha de instrumentos musicais

O Museu das Terra de Miranda, instituição de Miranda do Douro, vai promover no território do Planalto Mirandês um projeto de recolha de instrumentos musicais, noticiou a Agência Lusa.

Segundo a Celina Pinto, diretora da instituição, trata-se de uma iniciativa de cooperação transfronteiriça é financiada pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), com uma dotação de 274 mil euros, inserindo-se no projeto “Termus – Territórios Musicais”.

"Este projeto tem por objetivo a recuperação, conservação e valorização do Património Material e Imaterial relacionado com a música tradicional e popular do Planalto Mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural", explicou à Lusa a diretora do Museu Terra de Miranda.

O projeto prevê aquisição e restauro de instrumentos musicais centenários "com elevado valor etnográfico", com o intuito de “ampliar, valorizar e diversificar as coleções do Museu da Terra de Miranda na categoria dos instrumentos”.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN