103 mil pessoas visitaram Bragança durante a época natalícia

Estima-se que 102.988 pessoas, oriundas de todo o País e do estrangeiro, tenham passado pela Praça Camões, epicentro de Bragança, Terra Natal e de Sonhos, contribuindo, assim, para a dinamização da economia e turismo locais, revela uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Bragança.

De 1 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, Bragança foi o destino de todos aqueles que quiseram vivenciar uma época natalícia mais mágica e solidária. Bragança, Terra Natal e de Sonhos foi, assim, visitada por cerca de 103 mil pessoas, das quais 52% eram oriundas do nosso País (sendo que 65% tinham origem fora do distrito de Bragança) e 44% eram espanholas.

A pista de gelo registou, de 1 de dezembro a 6 de janeiro, a entrada de 24.521 pessoas, com uma média diária de 663 patinadores, atingindo-se, a 7 de dezembro, o maior número diário de entradas, com 1.360 utilizadores.

A par da magia própria do Natal, o evento continua a promover iniciativas solidárias, como o III Trail Urbano Noturno Solidário, contou com a participação de mais de 300 pessoas, e durante o qual foram angariados (resultado das inscrições) 1.678 euros, que reverteram a favor do Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança.

Mais de 100 pessoas, de todas as idades, participaram na iniciativa Natal a Pedalar Solidário, contribuindo com brinquedos ou roupas que foram entregues às crianças da Obra Kolping.

Com a promoção de Bragança, Terra Natal e de Sonhos“, o Município de Bragança visa fomentar o comércio tradicional, dinamizar a cidade e a economia local, bem como promover o turismo.

Este projeto é organizado pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e Unidade Pastoral Nossa Senhora das Graças, contando com o apoio da Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda,

Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, APADI - Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, Fundação “Os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Bribanda - Banda Filarmónica de Bragança, Banda de Música de Izeda, Banda de Música de Pinela, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, Ginásio Clube de Bragança, Associação de Atletismo de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, Clube Académico de Bragança, RTUB, Tôna Tuna e RaussTuna.

Os números da 6.ª edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos:

· 663 patinadores por dia, em média, na Pista de Gelo (mais 10,8% que na anterior edição);

· 24.521 patinadores na Pista de Gelo;

· + de 103 mil pessoas passaram pela Praça Camões;

· Os atendimentos no Posto de Turismo e na Loja Interativa durante o mês de dezembro, registaram um crescimento de 12%, face ao ano anterior.

· 44% dos turistas são oriundos de Espanha;

· 41.557 veículos nos parques de estacionamento subterrâneos (mais 928 viaturas que em 2018).

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN