PSD e CDS-PP de Vinhais mandam missiva ao Presidente da República por causa da praga da vespa da galha do castanheiro |
“Esta decisão surgiu depois de termos constatando o estado calamitoso em que se encontram os soutos, um pouco por todo o concelho, fortemente afetados pela praga da vespa da galha do Castanheiro. Solicitamos, através dos nossos vereadores, um agendamento para discussão e esclarecimentos técnicos, sobre este importante assunto, na reunião de Câmara Municipal de Vinhais que decorreu na passada segunda-feira, dia 3 de junho. Os esclarecimentos e explicações apresentadas estão muito longe de nos tranquilizar, pese embora o enorme esforço e conhecimento técnico por parte do Eng. Carlos Silva (PRORURIS) e Eng. Abel Pereira (ARBOREA)”, refere-se num comunicado de imprensa enviado à comunicação social.
O PSD e do CDS-PP de Vinhais dizem estar cientes “da enorme gravidade que esta praga irá ter na já débil economia do nosso concelho nos próximos anos”, afirmando também que não se conformam a “assistir com passividade à evolução danosa desta praga no concelho e na região”.
Os responsáveis locais pela Coligação “É Tempo de Mudar” expôs já a situação aos deputados na Assembleia da República, “a fim de serem desencadeados todos os mecanismos que permitam que sejam tomadas medidas massivas e eficazes de combate a esta adversidade, equacionando-se até a declaração da situação de calamidade pública”.