“Máscaras Rituais de Portugal” no auditório do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo

Está patente até dia 30 de junho, no auditório do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, a exposição “Máscaras Rituais de Portugal” da coleção de Roberto Afonso.

Adicionar legenda“Máscaras Rituais de Portugal”  no auditório do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo
A exposição foi inaugurada no dia 9 de junho, domingo, e contou com a presença de Roberto Afonso e do Vicepresidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e também Presidente do Conselho de Coordenação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero Douro, Victor Moreira.

Nesta exposição são apresentadas dezenas de máscaras de vários artistas e artesãos, ilustradas com textos de autores especialistas na matéria, e 7 fatos representativos de festas do concelho de Vinhais.

Num conceito que rompe com a tradicional e convencional exposição de máscaras, o conjunto das composições que o colecionador criou apresenta-se, também, como um roteiro das festas com mascarados em Portugal, disposto cronologicamente, entre 31 de outubro, data em que ocorre a primeira festa, e 24 de junho, quando ocorre a última, conjugando vários elementos associados a cada ritual representado.

A iniciativa é do Agrupamento de Cooperação Territorial Duero Douro, com o apoio do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo e do Município de Torre de Moncorvo.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN