Torre de Moncorvo regressa à idade média de 26 a 28 de Abril |
Mercadores e forasteiros dão uma nova vida por estes dias nestas terras frias, e no Largo da Ferraria calor não falta. O negócio do ferro é o ponto alto destes dias; mercar e trocar é o objetivo de todos. Os alquimistas insistem no processo de transmutação do ferro através do fogo, na busca do elixir da vida eterna ou da pedra filosofal.
A edição de 2019 contará com a participação de mais de 1000 alunos, do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, de escolas dos concelhos vizinhos e do programa “Conociéndonos”, do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro que engloba várias escolas de Portugal e Espanha. Os alunos terão um papel ativo na Feira Medieval através de breves atuações de índole teatral e musical, caracterizadas pelas peculiaridades culturais dos seus municípios de origem, com o intuito de fomentar o intercambio de experiências e dar a conhecer os costumes e as tradições dos dois lados da fronteira.
Papel importante vão desempenhar, no dia 26 de Abril, dois alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo que interpretarão o papel do Rei D. Dinis e da Rainha D. Isabel.
Destaque também para os dois espetáculos que terão lugar no decorrer da Feira e que giram à volta do tema desta edição “Alquimia do Ferro”, nomeadamente o espetáculo “Torneio pelo Ferro de Moncorvo”, e o espetáculo de grande formato “Opus Magnun” que é levado à cena pelos parceiros, nomeadamente o Grupo Alma de Ferro Teatro e Escola Municipal Sabor Artes, e envolve as gentes de Moncorvo.
Dedicada a D. Dinis e ao ferro, a Feira Medieval de Torre de Moncorvo pretende ser um espaço de animação e convívio, dando a conhecer ao público como decorria um mercado medieval, assim como outras práticas frequentes na época.
Luciana Raimundo